Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Pena de Morte, o que a bíblia diz sobre o tema?


Muitos querem usar a bíblia para dar combustível ao seu discurso. Mas o que a bíblia diz a respeito do tema supracitado, em uma analise breve do Antigo Testamento podemos encontrar algumas ordenanças punitivas, onde a pena, era a morte. Porem seguia alguns critérios da lei civil de Israel que foi entregue por Deus a Moisés. Como podemos observar não há proibição a pena de morte na antiga Aliança. No 6º mandamento está escrito "não matarás". Porém esta lei não significa proibição de toda a morte, inclusive a sentença penal. A palavra hebraica "rasah" traduzida por "matar", não expressa a força do verbo original, alguns estudiosos entende que o melhor seria substituir por "não assassinarás".  
No Novo Testamento em Romanos 13. 1-5: 
Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus.
Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação.
Em verdade, as autoridades inspiram temor, não porém a quem pratica o bem, e sim a quem faz o mal! Queres não ter o que temer a autoridade? Faze o bem e terás o seu louvor.
Porque ela é instrumento de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, porque não é sem razão que leva a espada: é ministro de Deus, para fazer justiça e para exercer a ira contra aquele que pratica o mal.
Portanto, é necessário submeter-se, não somente por temor do castigo, mas também por dever de consciência.

Note que Paulo não argumentou com base  contraria a pena capital ou usou sentimentos contrario, como se faz se nos dias de hoje por partes dos defensores dos "Direitos Humanos".  Espada mencionada no texto, não é bíblia, não é flores para dar a um criminoso, no minimo é para machucar ou ferir. O mesmo apostolo reconheceu em atos 25.11 a validade da pena capital. 

Não há na Escritura Sagrada qualquer proibição ou oposição a pena de morte. Entretanto ela não faz apologia a tal prática. A bíblia não ordena e nem proíbe. 
Portanto sendo eu Cristão não devo sentir alegria com a morte de ninguém, sei que a impunidade de gerado em muitos um sentimento de justiça, e muitas vezes sem perceber estamos cada vez mais se afastando do amor de Jesus. Frases como: "Bandido bom é bandido morto", não deve estar no lábios e nos corações daqueles que pregam a verdade do evangelho. "Bandido bom é bandido salvo!".  Enerson Silva

Nenhum comentário:

A igreja e a política. Quem será o futuro presidente do Brasil?

Estamos as portas das eleições de 2018, milhões de brasileiros vão as urnas escolher seus representantes, a saber,  presidente, senadores,...